top of page

A Saga Halo


Quando se fala em jogos de tiro em primeira pessoa, trata-se de um clássico!

Desvendar a história de Master Chief e sua batalha contra os Alienígenas Covenat é, além de muito divertido, poder fazer parte de uma narrativa extraordinária.

Para quem nunca se aventurou, uma dica: não se deixe impressionar pela opinião negativa de alguns jogadores pela franquia. É normal que algumas pessoas gostem e outras não, pois já é famosa a frase "toda unanimidade é burra".

O que importa é experimentar, mas vou logo avisando, é difícil alguém não gostar do visual e das mecânicas desse game. De preferência, siga a sequencia dos jogos para o enredo não ficar confuso e, se você também gosta de ler, sugiro que mergulhe nos livros lançados que complementam PROFUNDAMENTE a história do jogo.

No entanto, vamos voltar aos games! Halo - Combat Evolved é o primeiro capítulo onde você conhece o protagonista e descobre o porquê do nome do jogo. Depois é só seguir a sequência lógica com Halo 2 e Halo 3, que fecha o primeiro arco da aventura.

Porém, antes dos capítulos 4 e 5, é muito importante que você jogue Halo 3 ODST e depois Halo Reach.

Halo 3 ODST mostra a narrativa de Halo 3 em outra frente de batalha. Muita gente falou mal desse título por ser o único que deu a liberdade de "mundo aberto" para que o jogador seguisse as missões na ordem que preferisse. Eu particularmente não tive problema com isso e, confesso, gostei muito do humor sarcástico dos personagens (isso refletirá de forma direta em Halo 5).

Halo Reach, por sua vez, foi uma espécie de "Origens" da franquia. É o meu preferido de todos os títulos. O motivo está na descoberta de tantos detalhes sobre a franquia e a explicação de muitas informações até então obscuras. O fato de poder jogar com um personagem totalmente editável ajuda a criar a ligação do jogador com a narrativa e a história deste capítulo é ESPETACULAR!

Depois de jogar Halo 4 e antes de jogar Halo 5, recomendo que você assista às séries no próprio Halo Channel. São incríveis! Uma melhor que a outra! Destaque para "Foward Until Dawn" e "Nightfall".

Depois de tantas horas de entretenimento você vai perceber as camadas profundas do enredo que nos convidam a pensar sobre a realidade que nos cerca, sobre o existêncialismo de nossas origens e para onde estamos encaminhando. Diversão com inteligência.

Como nem tudo é perfeito na vida, o revés, ao meu ver, está nas plataformas on-line. São boas sim, não dá para negar. Porém, não são excelentes como outros jogos em primeira pessoa. Nesse ponto ainda há de surgir um modo on-line que faça justiça ao patamar titânico da franquia. Ainda assim, vale muito a pena jogar!

Quem nunca jogou Halo, ou experimentou mergulhar no seu universo, está perdendo a oportunidade conhecer uma das maiores franquias do mundo gamer de todos os tempos.


Destaque
Tags
Nenhum tag.
bottom of page